O Favorito da Rainha é um filme emblemático do cinema português. Dirigido por José Leitão de Barros e lançado em 1955, o longa metragem narra a vida da corte portuguesa durante o século XVIII, tendo como foco principal a figura do Duque de Aveiro, que é apresentado como o favorito da rainha D. Maria I.

Com uma equipe de produção de primeira linha, O Favorito da Rainha é um filme de grande produção, que recria com fidelidade os cenários e figurinos de época, transportando o espectador diretamente para o Palácio de Queluz, onde a ação se desenrola.

A trama do filme se baseia em fatos históricos, mas a partir daí, o roteiro enriquece a história com situações fictícias e romances proibidos, tornando a experiência do espectador ainda mais emocionante. A relação amorosa entre o Duque de Aveiro e a Condessa de Almada, por exemplo, é um dos pontos altos do filme, capaz de prender a atenção do público do começo ao fim.

Além dos personagens principais, outros personagens secundários também se destacam, como o Marquês de Pombal, interpretado por Antônio Vilar, que é mostrado como um homem decidido e ambicioso, que não mede esforços para manter o poder a todo custo.

A atuação do elenco é outro ponto forte de O Favorito da Rainha. A atriz Antónia Maria Mendes, que interpreta a rainha D. Maria I, é aclamada pela crítica como uma das melhores atrizes de sua geração, entregando uma interpretação sensível e cativante.

No geral, O Favorito da Rainha é um drama histórico emocionante que merece ser visto e revisado ainda hoje. Com personagens marcantes, um roteiro envolvente e uma produção de alto nível, o filme se tornou um dos marcos da cinematografia portuguesa e é lembrado como um clássico por cinéfilos de diferentes gerações.